Se você gosta de cozinhar, com certeza sabe a importância do fornos elétricos ou a gás na cozinha e no preparo das receitas. Dependendo do tamanho da família, é preciso um modelo maior, como um forno elétrico 78 litros, por exemplo.
Ter um bom forno em casa é uma grande vantagem na hora de preparar as refeições. Com esse aparelho, é possível fazer várias receitas práticas e passar menos tempo no preparo dos alimentos. Por isso, na hora de escolher, pode bater a dúvida: elétrico ou a gás? Confira a diferença entre os dois modelos.
Qual forno escolher: fornos elétricos ou a gás?
Conteúdo do artigo

Pode parecer uma escolha simples, mas cada tipo de forno atende a uma necessidade, e eles possuem referências de uso distintas. Por exemplo, o forno elétrico é uma ótima opção para cozinhas pequenas, enquanto o forno a gás possui um pré-aquecimento mais rápido e funciona mesmo quando ocorrem quedas de energia. Confira outras diferenças.
Fornos elétricos
Os fornos elétricos dispensa a saída de gás e funciona 100% por meio de energia elétrica. Sua instalação é mais prática, ele pode ser embutido embaixo do fogão ou em um local próximo à tomada. Justamente por isso, é a opção mais desejada para espaços pequenos.
Outro ponto positivo desse modelo é que ele tem um bom controle interno da temperatura. Isso permite ajustar melhor a temperatura de preparo de acordo com o prato e manter o aquecimento por mais tempo.
Eles apresentam uma ventoinha em seu interior, o que ajuda na emissão uniforme de calor. Dessa forma, os alimentos são assados de maneira homogênea, o que também influencia no aquecimento prolongado dos pratos.
Além disso, esse eletrodoméstico é mais eficiente energeticamente, garantindo um funcionamento otimizado com baixo consumo de energia. Além disso, ele pode ser a escolha certa para quem deseja funções extras.

Forno a gás
Essa opção mais tradicional, disponível em diversos modelos de fogão, usa o gás encanado ou de botijão para funcionar. Assim, ele pode continuar funcionando quando ocorrem quedas de energia. Outra vantagem é o seu pré-aquecimento mais rápido e seu espaço interno amplo, que permite assar peças maiores.
Ele possui um preço mais acessível quando comparado ao forno elétrico e pode ser encontrado sobreposto ou embutido. Com ele, o preparo dos pratos ganha um sabor diferenciado, por causa da fumaça.
É ideal para o preparo de pratos que exigem maior período de tempo e pratos mais elaborados. Esse modelo é ótimo para quem não abre mão de pratos saborosos e não pode gastar muito.
Dicas para escolher o seu tipo de fornos elétricos

Escolher entre os dois tipos de forno não é uma tarefa simples. Afinal de contas, envolve avaliar o seu consumo, o espaço disponível, os pratos preparados e as necessidades da sua família. Confira outros fatores importantes na hora da escolha.
Instalação
Defina o local onde o forno vai ficar no projeto da cozinha antes de escolher a opção do eletrodoméstico. Se for a opção a gás, avalie onde ficará o botijão ou a instalação do gás. Para o forno elétrico, veja se tem espaço para embutir em uma torre ou abaixo do cooktop.
Capacidade
A quantidade de moradores na casa influencia na escolha do eletrodoméstico, pois está diretamente ligada aos tipos de pratos que serão preparados. Por exemplo, uma casa com mais familiares precisa de uma capacidade maior, como os fornos elétricos com 71 ou 78 litros.

Economia
Qual modelo é mais econômico: elétrico ou a gás? Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Os fornos elétricos são movidos a energia, enquanto os outros precisam do botijão ou gás encanado. Dessa forma, o consumo deve ser avaliado para identificar qual dos dois é a melhor opção.